A+ / A-

Papa propõe uma visão do “desporto para além do desporto”

16 mai, 2024 - 16:57 • Aura Miguel

O Santo Padre reconhece que o desporto assume um papel cada vez mais importante na sociedade, sendo uma forma de aproveitar o tempo livre “que desperta interesses e oportunidades de encontro, aproxima, cria comunidade, dinamiza a vida de forma ordenada e promove sonhos.

A+ / A-

O Papa enviou uma mensagem aos participantes na Conferência Internacional sobre espiritualidade e desporto, que começou hoje, no Vaticano, e decorre até sábado com o tema “Pôr a vida em jogo”.

Francisco defende uma visão multifacetada do desporto, onde a disciplina e a temperança dos atletas, bem como o espírito competitivo saudável, “têm sido frequentemente valorizados como metáforas da vida cristã virtuosa”. E acrescenta que, ainda hoje, “esta metáfora pode ser eficaz para todos aqueles que, de alguma forma, desejam e se esforçam para agradar a Deus e ser seus amigos”.

O Santo Padre reconhece que o desporto assume um papel cada vez mais importante na sociedade, sendo uma forma de aproveitar o tempo livre “que desperta interesses e oportunidades de encontro, aproxima, cria comunidade, dinamiza a vida de forma ordenada e promove sonhos, especialmente nas gerações mais jovens”. Por isso, é necessária “uma pastoral do desporto e da educação nos valores genuínos da competição, purificados do egoísmo e dos interesses meramente materiais”.

Esta Mensagem também considera importante que a Igreja reflita sobre a experiência desportiva e a valorize adequadamente na sua ação evangelizadora, “alertando para os riscos de desumanização e corrupção, promovendo-a como local privilegiado de encontro e fraternidade entre os povos”. Neste contexto, o Papa espera que esta Conferência Internacional pense o “desporto para além do desporto”, com uma visão multifacetada, para assim “aprofundar-se nos seus valores éticos, sociais, culturais, políticos e espirituais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+