A+ / A-

Remuneração média na função pública cresceu para 1.730,2 euros em janeiro

15 mai, 2024 - 21:03 • Lusa

Aumento é de 6,4% face ao período homólogo.

A+ / A-

A remuneração base média mensal na administração pública aumentou 6,4% em janeiro, face ao período homólogo, para 1.730,2 euros, foi esta quarta-feira divulgado.

"Em janeiro de 2024, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.730,2 euros, correspondendo a uma variação global média de mais 4,3% face ao mês de referência do trimestre precedente (outubro 2023) e a uma variação homóloga de 6,4%", lê-se na síntese estatística do emprego público da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Para esta evolução contribuiu o efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, de medidas de valorização aprovadas para os trabalhadores da função pública e da atualização do valor do salário mínimo para 820 euros e do valor da Base Remuneratória da Administração Pública para 821,83 euros.

Destaca-se na administração regional e local a carreira de outro pessoal de segurança (22,5%).

Já o ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado em 2.043,5 euros em janeiro, mais 3,7% face ao trimestre anterior e mais 6,6% relativamente ao período homólogo.

Para a variação homóloga contribuiu o aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes, como subsídios e complementos regulares.

"A componente do ganho referente ao pagamento por horas suplementares apresenta uma ligeira diminuição", precisou.

No que diz respeito ao ganho médio mensal (comparação homóloga), destacam-se as carreiras de bombeiro (44,7%), PJ - Polícia Judiciária (28,5%) e PSP - Polícia de Segurança Pública (28,5%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+