A+ / A-

Caça ao homem. Recluso escapa depois de emboscada que matou guardas prisionais em França

14 mai, 2024 - 14:50 • Marta Pedreira Mixão com Reuters

França lançou uma caça ao homem que fugiu da prisão, depois de uma emboscada à carrinha que o transportava e que resultou na morte de, pelo menos, dois guardas prisionais.

A+ / A-
Guardas prisionais mortos em emboscada a carrinha que transportava recluso em França. Foto: Christophe Petit Tesson/EPA
Guardas prisionais mortos em emboscada a carrinha que transportava recluso em França. Foto: Christophe Petit Tesson/EPA

Pelo menos, dois guardas prisionais morreram esta terça-feira na sequência de uma emboscada a uma carrinha prisional que transportava um recluso entre Rouen e Evreux, no noroeste de França. O ataque desencadeou uma grande caça ao homem.

Os guardas foram mortos a tiro durante um ataque a uma carrinha que transportava um recluso, por volta das 11h00, no horário local (10h00 em Lisboa), afirmou uma fonte policial em declarações à AFP. Segundo a mesma fonte, a emboscada ocorreu na portagem de Incarville, no departamento de Eure, tendo resultado na fuga do preso e um dos criminosos ficou ferido.

De acordo com outra fonte da polícia, o ataque foi realizado por vários indivíduos que utilizaram duas viaturas, tendo sido encontrado um destes veículos completamente carbonizado pouco depois dos acontecimentos.

O presidente francês Emmanuel Macron já se pronunciou sobre a ocorrência na rede social X e assegurou que "tudo está a ser feito para encontrar os autores deste crime, para que a justiça possa ser feita em nome do povo francês”.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, afirmou que tinha sido lançada uma grande caça ao homem.

"Estão a ser utilizados todos os meios para encontrar estes criminosos. Sob as minhas instruções, várias centenas de polícias e gendarmes foram mobilizados", escreveu na rede social X.

O ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, confirmou que dois dos "guardas prisionais morreram e três ficaram gravemente feridos".

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pelo menos dois homens com balaclavas e espingardas a circular perto de um veículo que se encontrava em chamas. De acordo com a Reuters, o veículo parece ter sido abalroado contra a frente da carrinha prisional.

A Reuters cita também uma fonte da polícia francesa que terá indicado que o recluso era suspeito de ter ordenado um assassínio em Marselha e que tinha ligações a um poderoso gang.

[Notícia corrigida às 16h20, apesar de a Agência Lusa apontar inicialmente para três mortos, bem como fonte policial citada pela AFP, a imprensa local e Éric Dupond-Moretti indicaram que a emboscada fez pelo menos dois mortos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+